Amar é... - Ser paciente

Fonte

"O amor é paciente" 1 Coríntios 13:4 (ntlh)

Ah, paciência... É difícil defini-la quando vivemos num mundo onde paciência está quase fora de nossas vidas.

No grego, duas palavras expressam o significado de paciência. O primeiro é hupomone, traduzida como resistência, firmeza e fortaleza em circunstâncias irreversíveis. A segunda palavra, makrothumia, significa ter espírito “paciencioso” ou “que não perde o ânimo”. É o oposto do temperamento irritado, impaciente e que se frustra facilmente. Em geral, significa apegar-se às coisas e não ser extraviado pela adversidade.
 (Créditos ao site Bíblia Online pela referência).

Pesquisando em outras traduções Bíblicas em português, esse trecho da Bíblia define o amor como "longânimo" e "sofredor". Todos remetem à uma ideia de saber esperar, ser constante, perseverar.
E perseverar, sempre que essa palavra aparece na Bíblia, remete ao sentido de permanecer naquilo que se acredita.

Logo, se paciência é perseverar, paciência também é permanecer naquilo que se acredita. 

E como isso é difícil não é verdade? Vivemos numa geração que quer tudo agora, já, rápido! Como exercer a paciência numa sociedade como a nossa?

A verdade é que Deus demonstra paciência por nós o tempo todo, mas muitas vezes estamos tão acostumados que nem percebemos.

Como Deus demonstra paciência por nós?

Deus demonstra o seu amor por nós todos os dias. É verdade! 
Veja só, o pecado, segundo a Bíblia, tem um preço. O preço é a morte (Romanos 6:26), e nós vivemos pecando não é? 
Uma mentirinha aqui, uma desobediência ali, nossa natureza está sempre contra Deus. E Ele podia muito bem nos destruir, pois Ele tem poder para isso!
Mas...

Mas ele prefere todos os dias ser paciente conosco. 

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim" Lamentações 3:22

E a paciência dEle é tão incrível que mesmo que nós falharmos todos os dias, em todos os minutos, Ele está apto a ser paciente conosco, nos perdoar e seguir em frente.
Uma vez Pedro perguntou a Jesus quantas vezes ele deveria perdoar uma pessoa que falhasse com ele. O número 7 tem uma simbologia muito forte na cultura hebraica, porque significa perfeição, algo completo. Jesus poderia falar para Pedro que ele deveria perdoar 7 vezes o seu irmão, que ele com certeza iria entender o que Jesus quis dizer. 
Mas Ele foi além. Jesus respondeu a Pedro que não apenas 7 vezes ao dia ele deveria perdoar o seu irmão, mas sim 70x7. (Mateus 18:21-22)
Uau, eu sempre fico pasma com isso. Você consegue imaginar uma pessoa falhando com você 490 vezes no dia?? Gente, haja paciência!

Mas o mais legal é que Jesus veio para viver o Amor que veio do Pai.

 "Eu digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz." João 5:19

Quando eu li essa passagem Bíblica, algo muito profundo veio ao meu coração. Jesus nunca exigiu nada que Ele não fizesse, e Ele aqui afirma que Ele fez tudo o que viu o pai fazer. 
Então quando Jesus diz a Pedro que ele deveria perdoar seu irmão 70x7, isso significa que o Pai também nos perdoa muito mais que possamos imaginar. 

Deus é paciente conosco. Ele sabe que podemos melhorar, Ele sabe o propósito de cada coisa na nossa vida. O Amor age em nós, com toda a paciência.

Demonstrar paciência com o próximo e com as dificuldades

 Uau, esse não é um desafio enorme?! kk
Mas como eu disse acima, paciência é permanecer naquilo que se acredita, e acredito que essa seja a principal causa que temos paciência.

Quando alguém erra comigo, eu deveria respirar bem fundo, perdoá-la e me lembrar que ela pode ser melhor. Pois quando lembramos que ela pode ser melhor - se realmente acreditamos nisso - passamos a agir como se ela realmente melhorasse - e ela pode, acredite!

Fonte

Veja só como uma mãe demonstra paciência com seu filho que está aprendendo a andar. Ele cai, anda mais um pouquinho e cai de novo. A mãe vai lá, o levanta e com toda paciência o ensina de novo a andar. Porque a mãe acredita que seu filho vai andar - é só uma questão de tempo!

Do mesmo modo e utilizando essa ilustração do bebê aprendendo a andar, vemos que um bebê é muito paciente consigo mesmo. Mesmo que ele caia, ele não fica ali, chorando, se achando um derrotado para sempre. Uma hora ele volta a andar, porque ele é paciente consigo mesmo.

Mas e quando, para a situação melhorar, não depende de nós?

Continue sendo paciente! 

Eu sei o quanto é difícil isso, acredite, eu sei. Mas quando vem uma situação difícil sobre nós, temos que continuar sendo pacientes. Continuar sendo firmes naquilo que acreditamos - que Deus está no comando de tudo, que tal pessoa pode melhorar, que podemos conseguir, que seja! - é a expressão do amor. Isso nos permite enxergar mais além, perseverar, com fé!

Ser paciente significa ficar parado e ver o que acontece?

Não! Ser paciente é tudo, menos isso. Quando a Bíblia fala de paciência, perseverança, permanecer no que se acredita, ela traz uma ideia de movimento. 
Como veremos nos próximos tópicos, o amor não se agrada quando vê coisas erradas, então ser paciente não é ver alguém fazer uma coisa errada e simplesmente "esperar que o tempo resolva". 

Um exemplo claro disso foi uma amiga minha, que seu namorado estava passando dos limites e exigindo coisas que ela não o daria. Ela sentou com ele, chamou sua atenção, explicou as consequências e acreditou que ele poderia mudar. E ele mudou mesmo. Claro que ainda a sua paciência é testada, mas perseverar até o fim é o segredo.   

Ser paciente é, com certeza, demonstrar amor. 

Veja alguns versículos Bíblicos sobre perseverança e paciência:

Espere no Senhor.
Seja forte! Coragem!
Espere no Senhor.
Salmos 27:14

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
Romanos 12:12

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4:2


Referências:
http://www.bibliaonline.net/estudos/?acao=tema&estudo=18&licao=5

Links das imagens:
https://revistabemestar.files.wordpress.com/2012/07/tumblr_lcjfsjvssa1qbp58to1_500_large.jpg

CONVERSAÇÃO

0 $type={blogger}:

Postar um comentário